Dia 2 do casamento do Paulino e da Gabi, ou como os mexicanos chamam: o dia do recalentado.
Vamos cedo para o local, a festa começa às duas mas queremos ver mais dos preparativos. Mais simples, também conhecido como o dia do recalentado serve para partilhar o que se viveu no dia anterior, explicam-nos. As pessoas vão chegando, nem todos vem vestidos com a forma tradicional de Oaxaca mas o espírito está lá. Há uma cesta com flores de papel para as senhoras colocarem no cabelo.
As pessoas vão-se sentando e nós uma vez mais escapamos para a cozinha. Há familiares a cozinhar. Vão ser servidos alguns aperitivos: chouriço, favas, grilos, e carne seca. Depois tacos bem mexicanos. Os noivos ainda não chegaram. Prepara-se ainda uma bebida con Mezcal - xingorolo. Mezcal é uma bebida parecida com a tequila feita de cacto mas é feita de agave azul. O xingorolo é a mistura do Mezcal com cerveja, sumo de toranja e gelo. O copo de barro é adornado com sal de minhoca.
Rapidamente começa a música, as pessoas dançam o folclore Oaxaquenho. Os noivos vão para a pista, sentam-se numa cadeira e agarram um jarro de barro.
A música começa e as pessoas pegam em jarros que vão partindo aos pés dos noivos enquanto lhes desejam boa sorte. Entretanto vão dando dinheiro aos noivos para a lua de mel, e no fim conta-se quem conseguiu angariar mais: se a noiva ou o noivo.
Está tradição é mais da região de sul de Oaxaca - Istemeña. A festa continua com as pessoas a dançar uma vez mais. Não sei como conseguem ter tanta energia.
Nós aproveitamos para falar com os noivos e conhecer um bocado mais da sua história. Juntos há vários anos, vivem em Playa del Carmen. Foram saindo com amigos em comum para o famoso “Coco Bongo” e apaixonaram-se.
Como tem família de muitos lugares, Bacalar foi um sítio onde era fácil chegar para todos. Vieram pessoas de Villahermosa, Cidade do México e Oaxaca. Estas últimas foram muito fustigadas com os terramotos que se fizeram sentir e talvez por isso a vontade de festejar a vida era muita.
Entretanto ainda é altura de provar mais uns licores feitos com Mezcal. Provamos o de Guanabara e ficamos fãs. Uma vez mais saímos ainda a festa não havia terminado.
Fiquem atentos porque estamos a preparar um vídeo com este casamento tão divertido.