Mi cesta de compra

Terminar compra

Como é que a moda afecta as alterações climáticas

Como é que a moda afecta as alterações climáticas
Publicado en:

O ritmo acelerado e a natureza do fast-fashion tem um impacto grande nas alterações climáticas. Se o consumo de roupa se mantiver assim, a moda será responsável por 25% das alterações climáticas até 2050, não fazer nada não é uma opção. 

5 formas de como a moda afeta as alterações climáticas e como podemos alterar isso:

  1. As fibras plásticas afetam a vida marinha - de acordo com o The Guardian, 85% do lixo feito por humanos encontrado no oceano vem da roupa. Tecidos como polyester são feitos de plástico e quando lavados enviam micro-fibras de plástico para o oceano. Devemos parar de consumir artigos em polyester. 
  2. A moda tem uma pegada ecológica gigante - uma t-shirt deixa uma pegada de carbono de 6kg, 20 vezes mais o seu peso. É estimado que seja, precisos 1,074 biliões de KWh para a produção têxtil anual de 60 biliões de kg de tecidos. Muito disto advém das nossas roupas viajarem pelo mundo. Por isso privilegie marcas locais. 
  3. Os pesticidas envenenam o planeta - a produção de algodão convencional é considerada uma das mais sujas. Cobre apenas 2,4% da terra mas usa 6% dos pesticidas e 16% dos inseticidas. Isto tem um efeito desastroso no planeta, ao penetrar no solo e contaminar a água. Escolha fibras sustentáveis como algodão orgânico. 
  4. O lixo está a entupir a terra - a superprodução de moda é galopante, a H&M envia todos os anos milhões de dólares para o lixo de roupa por usar. Estamos tá,bem a comprar 400% mais de roupa do que há 20 anos.  Para prevenir isto temos que comprar menos, melhor e usar mais a nossa roupa. 
  5. O impacto da moda no ambiente vem da nossa casa - 75% vem de lavar a roupa. Por isso, lavar menos a nossa roupa significa reduzir o impacto, lavar com água mais fria também tem o seu impacto, já que 4 ou 5 máquinas de roupa em água fria representam um corte de 32,5kg em emissões de CO2 por mês. 

Hola, gracias por cambiar el mundo una compra de cada vez

Reciba nuestra newsletter

Español es