Mi cesta de compra

Terminar compra

Armário Cápsula

Armário Cápsula
Publicado en:

Apelamos ao consumo sustentável, ecológico e ético, mas nem sempre é fácil garantir um armário com roupa ética, sustentável ou produzido localmente. Este para nós é um dos grandes desafios, principalmente sendo mulheres gostamos de ter um armário com peças bonitas e dentro do nosso estilo. Fazer a troca de um dia para o outro é assustador, mas existe uma maneira de permanecer no nosso estilo, protegendo o nosso planeta e ainda contribuir para o crescimento do bem-estar do outro.

Este caminho faz-se passo a passo, ou melhor estação a estação, preparando o armário com as peças que temos disponíveis para a época, e perceber se realmente precisamos de mais uma peça de roupa.

Há 3 anos, construí o meu primeiro armário capsula, se foi difícil? Foi, mas foi acima de tudo desafiante. Acabei por me limitar a uma paleta de cores, que combinassem entre si para puder variar o mais possível, dentro das 30 peças, para os primeiros 3 meses do desafio, e não vão acreditar, no final do primeiro trimestre havia 2 a 3 peças que nunca tinham sido usadas, ora se isto acontece num armário capsula, imagem o cenário num armário sem este cuidado. Com este pequeno desafio incutido pela mana que se preparava para a viagem, comecei a valorizar a qualidade da peça e não apenas mais um “trapinho” para se juntar a tantas outras.

primeira preocupação é a matéria-prima da peça (algodão, seda, linho, viscose, …) ou se a peça é produzida com algum componente que seja derivado do petróleo com o poliéster, acetato, acrílico, preferindo sempre as peças de origem natural pois são mais confortáveis e tem uma durabilidade superior. Enquanto que o poliéster precisa de no mínimo 2 gerações para se decompor. Outro factor muito importante é o corte, um bom corte que respeite as fibras do tecido, irá contribuir para que a peça vista sempre bem, e mesmo que durante o dia uma pessoa faça inúmeros movimentos, ela volta sempre à sua posição.

Claro que todos estes detalhes vão influenciar o preço, porque requer mais tempo de estudo e preparação de cada peça. Mas em vez de comprarmos três artigis que nem precisamos assim tanto podemos comprar apenas um e com esse garantir que além de boa qualidade ainda estamos a contribuir para que uma família na India receba o salário justo, conseguindo garantir a escolaridade das crianças. Ou podemos e devemos privilegiar as inúmeras marcas nacionais, algumas das quais já enunciamos aqui, que têm vindo a desenvolver colecções exclusivas, com tecidos de excelente qualidade e evitamos ainda vestir todos o mesmo.

E como 2020, já está aí à porta, preparem o vosso armário capsula para começar o ano novo!

Hola, gracias por cambiar el mundo una compra de cada vez

Reciba nuestra newsletter

Español es